fbpx
logo branco-02

14 Comportamentos dos Profissionais de Sucesso

Olá!

Tudo bem?

Nesse artigo vou falar sobre 14 Comportamentos dos Profissionais de Sucesso.  

Você sabia que para ser um bom profissional é preciso ter as hard skills e as soft skills, mas:

  • O que são hard skills?
  • O que são soft skills?

Fica tranquilo que vou te explicar, e a boa notícia é que se você não tiver essas habilidades é possível desenvolvê-las.

 

Hard Skills

As hard skills, são o que acredito que é a parte mais fácil de ser desenvolvida pelos profissionais. São as habilidades que chamo de técnicas, pois são mais fáceis de serem identificadas e de serem aprendidas por algum tipo de formação, por exemplo:

  • Cursos de extensão específicos em um assunto
  • Curso técnico
  • Graduação
  • Conhecimento em uma língua estrangeira
  • Conhecimentos em informática

Em uma entrevista de emprego ou no dia a dia de trabalho, as hard skills são mais fáceis de serem analisadas e mais fáceis de serem desenvolvidas porque, após identificada a necessidade o profissional deverá fazer um curso que estará preparada tecnicamente para trabalhar na área.

O desafio são soft skills.

 

Soft Skills

As soft skills são na minha opinião, habilidades mais difíceis de serem quantificadas e reconhecidas. Estou falando habilidades comportamentais, que estão ligadas aos fatores emocionais de um colaborador.

As empresas estão cada vez mais dando importância ao lado comportamental dos colaboradores, porque a meu ver essas habilidades comportamentais são desenvolvidas desde a sua infância e são acompanhadas por toda a vida pessoal, social e profissional dos profissionais.

As soft skills estão no DNA dos colaboradores. É fato que as hard skills são importantes e que uma boa formação técnica contribuirá muito no dia a dia de cada um em seu ambiente de trabalho, mas serão as soft skills que farão toda a diferença no ambiente de trabalho quando um colaborador está sob pressão, como ele lida com as frustrações, sua insegurança, seus medos, sua liderança e por aí vai.

O meu trabalho como mentor é o de contribuir com o meu mentorando(a), primeiro identificando as suas necessidades e depois auxiliando-o(a) e fazê-lo(a) pensar em como trabalhar melhor em um ambiente de pressão, como lidar com as frustrações, como se recuperar de um erro cometido, ou seja, como ele / ela podem melhorar seus resultados e ser um(a) profissional destacado(a) na empresa com uma autoestima elevada.

Costumo dizer que:

“Quanto mais rápido o ou a profissional se recuperar de uma frustração, mais consciente ele está dos seus limites e melhor serão os seus resultados”.

Muitas pessoas quando se formam em uma faculdade ou universidade não fazem a mínima ideia de que as soft skills são avaliadas em uma entrevista e no dia a dia de trabalho e em todas as empresas de qualquer seguimento ou tamanho, todo o santo dia.

Veja alguns exemplos de soft skills:

  • Comunicação
  • Proatividade
  • Resolução de conflitos
  • Capacidade de trabalhar sob pressão
  • Liderança
  • Bom humor
  • Capacidade analítica,
  • Visão de longo prazo.

Para alcançar o sucesso profissional  você precisará desenvolver e aprimorar as suas soft skills.

Particularmente eu diria que você vai precisar mais das suas soft skills (do seu lado pessoal) do que das suas hard skills (do seu lado técnico), repito, porque as suas hard skills (o lado técnico) é mais fácil de resolver do que as soft skills (o lado pessoal).

Para desenvolver suas soft skills é necessário:

 

Vendo por um outro ponto de vista, na sua vida pessoal ou em uma empresa existem alguns princípios, comportamentos e atitudes que irão te abrir ou fechar as portas e fazem toda a diferença em qualquer área que você for trabalhar ou estiver trabalhando.

Os princípios como: comportamentos e atitudes como educação, honestidade, cordialidade te abrem portas, mas a falta deles te fechará as portas e podem te prejudicar, mas todas as pessoas que não têm esses princípios podem ser desenvolvê-los.

Como seres humanos cometemos erros e acertos e o fato de um profissional não ter algumas soft skills que comentamos até agora, não significa que esse profissional ou melhor, essa pessoa não tenha capacidade ou que não valha a pena, muito pelo contrário, acredito que as falhas estão aí para aprendermos com elas e ressignifica-las e todas as pessoas tem como mudar para obtê-las.

Muitas vezes, profissionais mais antigos que trabalham há muito tempo nas empresas e estão acostumados com o cotidiano, demonstram um lado negativo mais forte em seus comportamentos no ambiente de trabalho, e que nem sempre essas pessoas percebem isso.

Esses comportamentos costumam estar associados a dificuldades de lidar com as outras pessoas, por situações difíceis vividas dentro das empresas ou em suas vidas pessoais, porém repito, esses comportamentos podem ser corrigidos para não atrapalhar sua carreira profissional.

A Influência da Sua Mente

Vamos lá!

Os “14 Comportamentos dos Profissionais de Sucesso” são: 

1) Atitude positiva

É aquele profissional que vai à luta.

É famoso por estar buscando as informações e está sempre antenado com tudo que acontece no mercado.

Está disposto a mudar, pois sabe que a grande certeza que temos na vida é de que a vida muda a todo instante.

Por nunca está na zona de conforto é sempre lembrado pelos seus superiores.

 

2) Organização

O profissional organizado é aquela pessoa que quando você olha para a mesa ou o ambiente que trabalha está tudo organizado. Isso tem uma mensagem inconsciente que muitos talvez não tenham noção da mensagem que estão dando é de que sua mente também está organizada.

Pela sua organização no trabalho sempre tem tempo para um cafezinho, são bem humorados e não tem dificuldade de entregar os projetos e tarefas no prazo.

 

3) Gestão do tempo

Administrar o tempo de execução das tarefas é uma das metas principais.

Se uma tarefa, um projeto, um relatório ou até uma reunião é para hoje, ele simplesmente vai fazer.
A tarefa ou relatório sai no prazo.

Um detalhe interessante de comentar é que o profissional que sabe fazer gestão do tempo não fica arrumando desculpas e se for atrasar ele avisa antecipadamente os envolvidos.

 

 4) Inteligência emocional

É aquela pessoa que sabe o que faz e antes de agir ele pensa duas vezes.

Suas atitudes que não pensadas e age pela razão e não pela emoção.

Uma pessoa que age assim aumenta as suas chances de se envolver em situações de exposição para alto escalão e serem lembradas pelas suas atitudes pensadas.

Não são pessoas frias, pelo contrário em determinadas situações usam sua emoção, ou melhor o seu feeling em uma tomada de decisão misturando razão e emoção, o que na minha opinião dá uma boa combinação, essas pessoas têm flexibilidade.

 

5) Ética

É aquela pessoa que não se envolve com fofocas ou maledicências. Essas pessoas ouvem, mas não julgam e nem ficam comentando pelos quatro cantos da empresa.

 

6) Comunicação assertiva

Uma coisa muito chata é quando você está concentrado desenvolvendo um trabalho e é interrompido a todo o momento por um colega que está afim de contar o que aconteceu com ele na sua vida pessoal.

A comunicação assertiva é justamente o contrário disso e você evitar interromper as pessoas e procurar falar assuntos relevantes ao trabalho.

É necessário e importante que em uma conversa seja feito brincadeiras, mas sem excessos, mas sim com ética.

 

7) Resiliência

É a pessoa que quando leva uma bronca ou comete um erro tira proveito da situação e não fica com mi mi mi, ou seja, ela não leva para o lado pessoal e emocional.

Essa pessoa consegue aprender com os erros e tomar decisões mais precisas.

A sabedoria é estar em aprender com os erros e ressignificar.

 

8) Comunicação

 É aquela pessoa comunicativa.

Não tem medo de expor opiniões e sabe defender suas ideias sem imposição, pois sabe que a inteligência está em ouvir as diferentes opiniões e até mesmo mudar a sua.

Se você deseja crescer na sua carreira profissional, você precisará aprender a expor suas ideias e defendê-las.

 

9) Flexibilidade

É a pessoa que busca fazer seu trabalho, mas sabe aceitar as opiniões diferentes da sua, mesmo que tenha que mudar todo seu projeto.

Essa pessoa sabe que ser flexível não é ser uma ovelha, pelo contrário essa pessoa sabe que a sacada é aprender a ouvir os clientes estão dizendo, pois ao ouvir ele estará se dando a oportunidade de melhorar o seu projeto, relatório, produto seja o que for.

 

10) Capacidade de trabalhar sob pressão

Trabalhar em sob pressão é saber usar a inteligência emocional a seu favor e não sair desesperado procurado uma solução. É saber ter a frieza de pensar em como solucionar um problema e não ficar se preocupando em achar um culpado.

Achar o culpado é estupidez, pura perda de tempo e não resolve nada.

 

11) Segurança

É aquela pessoa que sabe o que quer, pois ela está segura de si mesma porque ela sabe que se errar ela sabe como consertar.

Pessoas seguras não gaguejam, tem uma fala firme, tom de voz moderado e sempre olham para cima e não são arrogantes.

A arrogância aparece com as pessoas inseguras.

 

12) Trabalho em equipe

Uma característica interessante das pessoas que sabem trabalhar em equipe é que elas estão preocupadas com o resultado, elas se preocupam com todo e não com que a sua parte no projeto fique em destaque.

 

13) Bom Humor

Fala a verdade!

Trabalhar com pessoas mal humorada e que reclamam é muito chato, não é?

As pessoas bem humoradas são vistas com bons olhos e são sempre bem lembradas.

Um sorriso que vem de dentro do coração abre todas as portas. Pense nisso!

 

14) Motivação

As pessoas motivadas sabem que a motivação depende delas e a motivação vem de dentro, normalmente são pessoas bem humoradas, seguras, flexíveis, sabem trabalhar sob pressão e por aí.

Se afaste dos pessimistas.

Você ganhará muito mais.

 

A minha dica de ouro é:

Esteja sempre disposto para olhar para dentro de você que as respostas para ser um profissional e uma pessoa melhor estão aí dentro de você.

Te confesso que não é fácil e muitas vezes você vai precisar de um Mentor para te ajudar.

Em meus processos de mentoria ajudo as pessoas encontrarem sua força e potencial e serem pessoas bem sucedidas em suas vidas pessoal e profissional.

Se você quiser saber mais entre em contato 11 9 91378894

 

Espero ter ajudado.

 

É isso aí!

Um GRANDE abraço!

Força, fé, coragem, perseverança, amor, disciplina, atitude e muito otimismo.

Mentor e Coach Desenvolvimento Pessoal e Carreira

 

Mentoria de Carreira

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Celso Luchezzi

Celso Luchezzi

Mentor de Vida, Mentor de Carreira e Desenvolvimento Profissional

Professional & Self Coaching (IBC – Instituto Brasileiro de Coaching)

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos em primeira mão.

Categorias