O Desafio do Planejamento e Controle de Estoques

O Desafio do Planejamento e Controle de Estoques
Celso Luchezzi

O Desafio do Planejamento e Controle de Estoques

As empresas quando falam em redução de estoques, a área de Vendas fica muito preocupada pensando, pois sempre paira a seguinte pergunta: “o que será reduzido irá comprometer meu trabalho junto com o cliente? ”.

 

Por outro lado, a área de Produção se preocupa com as matérias primas que irá precisar produzir, pois precisa produzir os produtos com o menor custo. Ao mesmo tempo, o setor de Compras preocupa-se como irá negociar com os fornecedores. E agora?

Preocupação

Nesse contexto, quem faz o planejamento e controle de estoque está preocupado em reduzi-lo, porque a pressão é grande…

O gestor dos estoques é o principal responsável por controlar e organizar a chegada dos materiais e também por coordenar as informações com rapidez necessária para atender as diretrizes da empresa, então:

  • Para aumentar as “vendas” as empresas precisam aumentar a disponibilidade de estoque?
  • Mais estoque é sinônimo de aumento de vendas?
  • Qual é o custo financeiro de estoque?
  • Reduzindo estoque a empresa irá perder vendas?
  • Quanto vale cada percentual de vendas perdidas em relação ao faturamento? Será que essa perda é prejudicial à imagem da empresa no mercado?
  • O que a empresa está prometendo vender, ela tem condição de cumprir os prazos prometidos?
  • Seus fornecedores têm condições de me atender na quantidade e nos prazos que a minha empresa irá precisar?
  • Qual é o meu estoque ideal?

empresarios agradaveis

As empresas estão preocupadas em “atender o cliente”, e assim o fazem, ou seja, atendem o que o cliente quer sem analisar o custo desse atendimento; muitas vezes isso acontece devido à correria do dia a dia, e também porque essa filosofia ou forma de pensamento está enraizada nas empresas, que é a filosofia de atender os clientes sem avaliar de os custos desse atendimento.

Na maioria das vezes o que se ouve é “o importante é atender o cliente”. Será que a empresa tem o retorno ao fazer um esforço enorme para atender tudo que o cliente pede?

Smiling young couple shaking hands with an insurance agent or investment adviser

Sabemos que o departamento de: Produção produz, Vendas executa as vendas aos clientes, Compras ou Suprimentos compra, Financeiro analisa o fluxo de caixa e paga os fornecedores, Expedição recebe, separa, carrega os caminhões e entrega os produtos, Almoxarifado, Depósito ou Armazém guarda (ou armazena) os produtos e ou matérias primas.

Porém quem administra o “estoque”, que é o maior patrimônio da empresa, nem sempre sabe ou consegue obter informações necessárias, ou não tem autonomia para tomada de decisões, como:

– Quais itens manter em estoque?

–  Como serão atendidas as necessidades de vendas?

– Quando e quanto comprar?

Figura 2

Clique no botão abaixo para fazer o download GRATUITAMENTE desse artigo e receber as atualizações do blog!

Quero receber!

O importante é definir o processo de como será gerado o fluxo de informações, quem irá administrar o estoque e as responsabilidades de cada um dos departamentos envolvidos. É necessário que as pessoas que trabalham dentro das empresas saibam, que todos os departamentos estão ligados ao estoque. Por exemplo, o departamento de vendas que gera a previsão de vendas, a produção que junto com vendas devem tomar as decisões pela execução de um produto, esses departamentos precisam ter a consciência de que suas decisões do que será produzido irá se transformar em estoque, ou seja, “todos são responsáveis” por uma parcela do que está dentro desse estoque.

Desafio

Por esta linha de raciocínio, o responsável por administrar o estoque é quem organiza, controla e precisa ter as informações do que será produzido e vendido, com isso tomará, ou melhor, deve tomar as decisões necessárias para “redução de estoques“, de forma que as vendas não sejam afetadas e que exista o máximo de disponibilidade de estoque, conforme as diretrizes estabelecidas “pelos próprios envolvidos”, sendo eles os principais responsáveis pelo fluxo de informações e pelo que existe dentro do estoque.

O que precisa ser feito é uma análise dos custos envolvidos e a representatividade do cliente no faturamento da empresa. Esses e outros assuntos são discutidos no curso “Planejamento, Controle e Gestão de Estoques, ” onde usamos o Excel de forma prática e objetiva com situações do dia a dia através de desenvolvimento de planilhas e cases.

home02

Clique no botão abaixo para saber mais sobre esse curso “Controle de Estoque Express”

QUERO CONHECER O Curso “Controle de Estoque Express”!

 

Para Ficar por Dentro das Novidades!

Clique Aqui e se inscreva no meu canal no YouTube

Curta minha Fan Page no Facebook 

Se inscreva no Grupo: Gestão de Estoques, PCP, Logística e SCM no Facebook

 

Se tiver alguma sugestão para novos temas envie um email para luchezzi@luchezzi.com terei o maior prazer em escrever para você.

 

 

Celso Luchezzi