A importância da armazenagem no estoque de materiais

A importância da armazenagem no estoque de materiais
Celso Luchezzi
galpão com estoque de materiais bem organizado

Estoque de Materiais

Olá!

Tudo bem?

As empresas (comércio, e-commerce, fábricas de diversos seguimentos) que trabalham com estoques e que estão em vários lugares do Brasil, precisam de um armazém, um depósito ou um almoxarifado organizado e bem gerenciado, para que seus produtos sejam estocados, armazenados ou guardados da forma que o produtor recomenda. Não importa se o estoque de materiais é grande ou pequeno, muito menos o tamanho da área que são armazenados se é grande ou pequena.

Vale lembrar que em armazenagem é muito importante seguir algumas recomendações dos fabricantes tanto de produtos acabados quanto de matérias primas, para manter a integridade do estoque de materiais e facilitar a movimentação e controle dos produtos armazenados. Seguindo algumas dicas, será muito menor a probabilidade desses materiais perderem seus prazos de validade ou suas embalagens serem danificadas. As empresas que seguem essas recomendações terão menos perdas em seus processos e ao mesmo tempo essas sete dicas são fáceis de serem implantadas.

Em algumas empresas a área onde os materiais são guardados, armazenados ou estocados, são chamadas de armazém, depósito ou almoxarifado. Aqui não importa o nome usado pela sua empresa, o mais importante é que essas sete dicas podem ser aplicadas na sua empresa. Nas próximas linhas você verá a importância de as empresas fazerem um planejamento da armazenagem no estoque de materiais, independentemente de ser produtos acabados ou matérias primas.

 

1)    Respeite as recomendações de armazenagem dos produtos

Quando sua empresa for vender um determinado produto é importante conhecer as características dos produtos, tanto para armazenar como para informar os clientes sobre algumas dúvidas que possam ter sobre sua funcionalidade. O fato de não conhecer as características dos produtos pode levá-lo a armazenar um produto com outros que não tem as mesmas características e pode até haver situações que você pode acabar deixando de ter certos cuidados que o produto precisaria e em outras situações exatamente o contrário. A melhor forma de evitar que os materiais serão estocados erroneamente é planejando, assim você evitará uma séria de custos desagradáveis e prejuízos.

boas práticas para manter o estoque bem armazenado

Recomendações

 

2)    Planeje a entra e saída de materiais

No armazém, depósito ou almoxarifado, para que haja fluidez na movimentação (guarda e separação) do estoque de materiais, é necessário condicionar os materiais em locais de acordo com a sua frequência de uso. Para isso é interessante que você faça uma Classificação ABC e armazene os materiais conforme sua frequência (de uso ou vendas). É interessante por exemplo, colocar os materiais mais movimentados ou vendidos (Itens A) em local de fácil acesso para facilitar tanto a guarda quanto a separação. Dessa forma você evitará movimentação desnecessária e ganhará em eficiência no seu armazém.

Tenha controle dos materiais do seu estoque

Planejamento

 

3)    Adote um critério para descrição e codificação de produtos

Para ter uma organização no estoque de materiais é importante que você defina uma área ou até mesmo uma ou duas pessoas (no máximo) que irá (ão) fazer o cadastro dos materiais. Se você não tiver pode correr o risco de ter mais de um material cadastrado com códigos diferentes e isso vai desencadear uma série de consequências e prejuízos dentro do seu estoque. Dentre elas por exemplo: dois materiais iguais com códigos diferentes armazenados em locais diferentes. Isso é prejuízo pois esses itens que são iguais poderiam estar no mesmo local ocupando somente uma área.

Código para manter estoque de materiais organizado

Código

 

4)    Preparar o estoque para atender demanda

O estoque deve estar condicionado de acordo com a quantidade e procura das mercadorias, levando em consideração as demandas temporárias e sazonais. Basicamente, isso quer dizer que: No natal, por exemplo, a quantidade de consumo de brinquedos aumentará significativamente, tanto que, se você tiver uma loja de departamentos, deverá delegar muito mais espaço para brinquedos e menos para panos de louça. Esta medida, mesmo que simples, é indispensável no processo de logística no estoque de materiais e pode fazer uma grande diferença na hora de colocar as considerações na ponta do lápis. Planeje antes e perceba os ótimos resultados terá adiante.

 

 

5)    Sistema de Controle de estoque de materiais

Toda empresa precisa ter um sistema, um ERP para controlar o seu estoque, entradas, as saídas, transferências, movimentações, armazenamento. Sem um sistema ficará muito difícil da empresa avaliar o seu custo de estoque, assim como seu custo de estocagem.

controle de materiais em estoque

ERP

6)    Desenvolva fornecedores de serviço que fale a qualidade da sua empresa

Os seus fornecedores de armazenagem ou transporte precisam ter consciência de todos dependem um do outro. E a sinergia entre todos é de extrema importância no atendimento aos clientes. Ao desenvolver não se preocupe com o preço que ele vai te cobrar. Nesse momento se preocupe em conhecer os clientes dos fornecedores que você estará contratando, pois eles te darão te darão todas as respostas que você precisa. O seu fornecedor precisa de uma coisa: ter comprometimento com o seu cliente, dessa forma ele estará preocupado com uma relação de longo prazo. E isso é muito importante para o negócio de ambos, seu e dele.

parcerias para armazenagem de estoque

Parceiros

7)    Elimine o estoque de materiais parado

Estoque parado é prejuízo!

Em uma empresa, é preciso entender que estoque é dinheiro e quanto menos estoque as empresas tiverem e maior o giro melhor será o resultado no final do mês. Em um comércio, por exemplo, é muito comum vermos as promoções, ou como também são chamadas de queima de estoque.

Nas empresas que produzem algum tipo de material também é necessário adotar essa mesma política do comércio ou e-commerce, ou seja, é necessário que as matérias primas sejam eliminadas. Isso irá contribuir para que sua empresa não tenha material parado e aumente o seu giro de estoque.

Como armazenar materiais no estoque

Estoque Alto

Essas medidas são fáceis de serem implementas e uma coisa importante é a consistência e continuidade do trabalho para que surta efeito no longo prazo.

Redução de custos com movimentação e tempo são dois ganhos expressivos que você terá aplicando essas sete dicas no armazém da sua empresa. Além disso também será possível reduzir os custos de estocagem.

É importante também olhar para a questão da venda de produtos sazonais, ou seja, produtos que vendem uma determinada época do ano. Com o armazém bem planejado é possível você receber esses materiais, estocar com custos menores devido ao planejamento previamente feito.

Vale lembrar que o planejamento não é estático.

O que quero dizer é que é necessário fazer determinados ajustes quando necessário. Por isso é importante que seus fornecedores falem a sua linguagem de qualidade. Com eles ao seu lado será mais fácil atender as necessidades dos seus clientes.

 

Sua empresa precisa ter um estoque organizado.

Se sua empresa está com problemas não espere para amanhã.

Se você não fizer pela sua empresa seus concorrentes farão e sairão na sua frente.

O que você está esperando?

Comece hoje mesmo.

Os problemas são grandes oportunidades de aprendizado.

 

Leia também:

Como Calcular uma Curva ABC de Estoque no seu E-commerce Passo a Passo

Qual Primeiro Passo Para Fazer um Bom Controle de Estoque

 

Conheça o curso Estoque Perfeito: Os Segredos da Formação de Gestores de Estoques.

 

Espero ter ajudado.

PS.: Se você tem alguma pergunta escreva para luchezzi@luchezzi.com

 

Um Grande Abraço

Força, fé, coragem, perseverança, amor, disciplina, atitude e otimismo!

Celso Luchezzi

Para Ficar por Dentro das Novidades!

Clique e se inscreva no:

1) Meu canal no YouTube

2) Curtindo minha página no Facebook 

Copyright©2017 Celso Luchezzi

Todos direitos reservados

 

Para mais informações: 

11 991378894

luchezzi@luchezzi.com