Estoques menores Geram Lucros MAIORES

Estoques menores Geram Lucros MAIORES
Celso Luchezzi

Estoques menores Geram Lucros MAIORES

estoque-organizado

Ao pensar em redução de estoques, ou seja, que estoques menores podem gerar maiores lucros, o primeiro departamento a ficar preocupado é o de Vendas. Comentários começam a circular:

1) Teremos problemas de atendimento a nossos clientes;

2) A empresa quer fechar as portas;

3) Corremos o risco de não atender nossos clientes a pronta entrega;

4) Os nossos concorrentes continuarão tendo estoques a pronta entrega, mas nós não.

vendas

Essas são algumas frases que remetem a uma situação difícil, gerando conflito entre Vendas, Produção, Suprimentos e Planejamento – departamentos com interesses diferentes.

conflito

O interesse de Vendas é atender o cliente e, para isso, acredita na necessidade de manter estoques altos, pois o “concorrente tem material a pronta entrega” e, em alguns casos, por exemplo: somente 20% do lote produzido de um produto foi vendido, ficando o restante estocado. O departamento de vendas só se esqueceu de analisar o custo de armazenagem desse estoque. Por outro lado, a Produção sofre pressão da diretoria para produzir com o menor custo, mas para isso alega a necessidade de fabricar grandes lotes. Já Suprimentos, pressionado para fechar boas negociações com os fornecedores, indica a necessidade de comprar lotes maiores para obter descontos consideráveis.

Em meio a todo esse “tiroteio” está o departamento de Planejamento, responsável pela gestão de todos os processos de estoque.

Em termos práticos, a diretoria:

Cobra a Produção por que algumas solicitações deixaram de ser atendidas? Por quê os custos operacionais que estão altos?

Pressiona Vendas para vender ainda mais

Cobra Suprimentos para negociar melhor com os fornecedores

Questiona o Planejamento sobre a alta quantidade de produtos estocados.

diretoria

Cada departamento faz a sua parte, mas os distintos interesses de cada departamento fazem com que gere conflitos.

De forma planejada e consensual, é preciso integrar os departamentos para atender o cliente com mais eficácia e obter melhores resultados, com estoques menores e gerar maiores lucros. Mas como fazer isso?

Primeiramente, todos os departamentos precisam entender qual é a real necessidade do cliente, onde:

O Planejamento analisa as informações geradas por todos os setores da empresa. Vendas identifica a necessidade dos clientes e compartilha a informação com o restante da empresa.

A Produção deve ser flexível, produzindo lotes grandes e pequenos, fazendo setups rápidos e melhorando os processos para reduzir custos produtivos. Já Suprimentos foca a negociação de quantidades grandes e pequenas, com entregas parciais.

O consenso entre os setores possibilitará à empresa satisfazer a necessidade de seus clientes. A redução dos estoques e a melhora nos seus resultados serão consequência dessa organização no fluxo de informação.

concenso

Clique no botão abaixo para fazer o download GRATUITAMENTE desse artigo e receber as atualizações do blog!

Quero receber!

 

Para Ficar por Dentro das Novidades!

Clique Aqui e se inscreva no meu canal no YouTube

Curta minha Fan Page no Facebook 

Se inscreva no Grupo: Gestão de Estoques, PCP, Logística e SCM no Facebook

 

Celso Luchezzi

Sucesso!

Força, fé, coragem, perseverança, amor, disciplina, atitude e coragem!